top of page

Bala de Vidro


Olá Sweets!


Bala Baiana ou bala de vidro é um doce típico brasileiro. O sabor do coco fresco banhado por caramelo super crocante… Hummmm…

Estas balas são um  escândalo de gostosas! É uma ótima sugestão para fazer também servir em festas de aniversário e coquetéis.


Confira a receita:


Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado

  • 1 colher sobremesa de manteiga

  • 100g coco fresco ralado

  • 2 xícaras chá de açúcar

  • 1 xícara chá de água

  • 2 colheres sopa de vinagre branco


Preparo:

Em uma panela, acrescente o leite condensado, a margarina e o coco ralado fresco. Em fogo baixo cozinhe até que a massa desgrude da panela. Deixe esfriar. Modele pequenas bolinhas e reserve.


Para a calda de caramelo:

Em uma panela fora do fogo adicione o açúcar, a água e o vinagre, misture com cuidado para não sujar as laterais da panela, pois é isso que faz a calda açucarar. Feito isso, acenda o fogo e não mexa mais. Quando a calda atingir a cor amarelada, tipo guaraná está no ponto. Para ter certeza que o ponto está correto, é só jogar uma pequena porção de calda em um copo com água se ao pegar a calda ela não se desmanchar e estiver na textura de bala dura, ou seja,  quando jogar no copo vazio fizer um barulho de “quebrar”,  neste momento a calda está pronta, é só desligar o fogo.


Montagem:

Com a calda quente passe as balinhas uma a uma, com cuidado para que escorra bem e acomode-os em uma vasilha ou bancada de granito ou mármore untada com manteiga,ou papel manteiga até que seque. Se durante o processo a calda endurecer é só voltar ao fogo baixo e aquecer até a calda derreter. Depois que a cobertura estiver seca coloque em forminhas de papel ou papel celofane.


Rendimento :  30 unidades.



Curtiu a receita? Então siga a gente lá no instagram! @littlesweetbrazil


Receita Original: Dika da Naka

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page